Bloco propõe reforço das verbas para redução tarifária nos passes dos transportes públicos

O Bloco de Esquerda reuniu, na manhã desta segunda-feira, com a Comunidade Intermunicipal do Ave, em Guimarães, com o objetivo de analisar questões relacionadas com o Plano de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos e a rede ferroviária.

Em declarações à imprensa realizadas no final do encontro, a deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo circulo eleitoral de Braga, Alexandra Vieira, afirma que “o PART é essencial para promover a utilização dos transportes coletivos, diminuir a utilização do transporte coletivo e garantir a descarbonização da sociedade”.

“O Bloco de Esquerda entende que as verbas para este plano devem ser reforçadas, para alargar a redução dos preços dos passes a mais utilizadores, bem como haver comunicação entre CIMs e a Área Metropolitana do Porto, para contemplar os movimentos pendulares”, refere a deputada e acrescenta que “estes contactos entre CIMs ainda não foram estabelecidos”.

Ainda na sequência da apresentação do projeto de resolução para reforço da rede ferroviária, realizada na passa sexta-feira, a deputada bloquista esclarece que “a ligação direta ferroviária entre Braga e Guimarães é urgente, atendendo aos movimentos pendulares existentes entre estas duas cidades e que, atualmente, a viagem demora cerca de duas horas”.