Share |

Bloco questiona Governo sobre encerramento da Dobraconfex

Os deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo circulo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, pediram explicações ao Governo sobre o encerramento da empresa têxtil Dobraconfex, com sede em Pencelo, concelho de Guimarães, que deixou 32 pessoas no desemprego. 

De acordo com o documento entregue na Assembleia da República, em causa está o encerramento da empresa, nesta segunda-feira, dia 25 de Novembro, por falta de encomendas.

Os deputados querem saber, por isso, se Autoridade para as Condições do Trabalho está a acompanhar a situação e se foi comunicada à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho algum despedimento coletivo.

Segundo o Bloco de Esquerda, encontra-se em tribunal um processo especial de revitalização, para resolver dívidas de cerca de meio milhão de euros, sendo os principais credores a Segurança Social e as Finanças, e que os e as funcionárias reclamam também salários em atraso.

"O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável a forma com que esta empresa encerrou as instalações sem aviso prévio", referem os deputados. 

"É imperioso assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, bem como que os seus direitos são assegurados, nomeadamente o pagamento de eventuais salários em atraso e o acesso imediato ao subsídio de desemprego", concluem.

AnexoTamanho
pergunta_mtss_dobraconfex.pdf220.77 KB