Bloco questiona Governo sobre obras na Igreja de Serzedelo

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a necessidade de obras de reabilitação na Igreja Românica de Serzedelo,em Guimarães.

No documento entregue na Assembleia da República, o deputado José Maria Cardoso e as deputadas Alexandra Vieira e Beatriz Gomes Dias, afimam que “verifica-se, claramente, um processo de progressiva degradação do edifício e do espaço que lhe está mais próximo, apesar da inquestionável importância cultural, artística e arquitetónica deste património e do facto de constituir, em particular para a população de Serzedelo, um forte elemento identitário”.

Os deputados bloquistas lembram que “em vários momentos foram anunciadas obras que nunca se concretizaram”. “A última vez, em 2017, a Câmara Municipal de Guimarães, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Iberdrola assinaram uma Adenda ao Protocolo de Cooperação do Plano Românico-Atlântico 2015-2018, para uma intervenção de conservação e reforço estrutural da Igreja Românica de Serzedelo. No entanto, até ao momento, as obras não foram iniciadas, nem foi justificado o não cumprimento do protocolo assinado”, acrescentam.

“O Bloco de Esquerda entende, por isso, que as obras de conservação e restauro da Igreja de Serzedelo são urgentes e gostaria de saber quando as intervenções serão realizadas”, concluem.

AnexoTamanho
pg655-xiv-1.pdf1.81 MB