Share |

Bloco questiona Governo sobre poluição provocada por pedreira

Imagem retirada de https://www.ambientemagazine.com/

O Bloco de Esquerda quer que o Governo esclareça quais os resultados das investigações à pedreira da Britaminho, em Gonça, por ser o foco de poluição de cursos de água da bacia do Rio Ave e de terrenos em três freguesias do concelho de Guimarães – Gonça, Souto Santa Maria e Donim.

Em pergunta entregue na Assembleia da República, a 4 de janeiro, o Grupo Parlamentar do BE referia os episódios de dezembro que faziam correr a Ribeira do Ribeiral de cor branca. A 26 de janeiro, mais uma vez, uma grande quantidade de água com pó de pedra poluía campos agrícolas e o Rio Ave.

O Bloco de Esquerda não compreende a inércia da Agência Portuguesa do Ambiente no combate à poluição do Rio Ave. Mesmo depois de três autos de contraordenação levantados pela GNR, nos últimos dois meses, não desencadeou qualquer ação necessária à regularização da situação.

Por isso, exige-se ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática punição exemplar para a empresa responsável por estes episódios de forma a evitar que se repitam, bem como a limpeza que devolva as condições naturais aos cursos de água e terrenos.

AnexoTamanho
pg_poluicao_pedreira_guimaraes.pdf141.28 KB
pg858-xiv-2.pdf155.15 KB