Share |

José Maria Cardoso é cabeça de lista às Eleições Legislativas

O Bloco de Esquerda anunciou os primeiros quatro nomes da lista candidata às Eleições Legislativas, que se realizam em Outubro. Sónia Ribeiro, dirigente do Bloco de Esquerda e deputada na Assembleia Municipal de Guimarães, ocupa o terceiro lugar.

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, José Maria Cardoso, cabeça de lista, começou por elogiar e reconhecer o trabalho de Pedro Soares, primeiro deputado à Assembleia da República eleito pelo Bloco de Esquerda no círculo eleitoral de Braga, afirmando ter sido “um deputado sempre presente e que muito contribuiu para a consolidação do BE no distrito”.

O candidato a deputado apresentou os primeiros candidatos da lista do Bloco de Esquerda:

  1. José Maria Cardoso, 58 anos, residente em Barcelos. Professor e dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). Licenciado em Geografia e pós-graduado em Sociologia Portuguesa Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, é membro da Coordenadora Concelhia de Barcelos, da Coordenadora e do Secretariado Distrital de Braga. Membro do Bloco de Esquerda desde a sua fundação, foi cabeça de lista pelo círculo de Braga às eleições legislativas de 2002 e segundo candidato em 2005 e em 2009. Foi cabeça de lista à Câmara Municipal de Barcelos em 2001 e 2013 e à Assembleia Municipal de Barcelos em 2009 e 2017, sendo atualmente deputado municipal.
  2. Alexandra Vieira, 52 anos, reside em Braga. É licenciada em Ensino de História e Ciências Sociais e mestre em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, pela Universidade do Minho. É professora e dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e é vice-presidente da Civitas Braga - Associação para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, desde 2016. Integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, bem como a Coordenadora Nacional de Trabalho e a Coordenadora Concelhia, a Coordenadora e Secretariado Distrital de Braga. É deputada na Assembleia Municipal de Braga.
  3. Sónia Ribeiro, 43 anos, reside em Guimarães. É técnica de ótica e Presidente do Sindicato do Comércio, Escritórios, e Serviços do Minho. Integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, a Coordenadora Nacional de Trabalho e a Coordenadora Concelhia de Guimarães, a Coordenadora e Secretariado Distrital de Braga. É deputada na Assembleia Municipal de Guimarães.
  4. Miguel Martins, 18 anos, natural da ilha da Madeira e residente em Barcelos. Estudante na Universidade do Minho, ativista social e estudantil. Pertence à organização da primeira Marcha LGBT+ em Barcelos. Foi candidato do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu.

José Maria Cardoso referiu ainda algumas linhas programáticas, como a justiça energética para responder à emergência climática; a democratização da Economia; exigência de cumprimento dos direitos no emprego como dignificação do trabalho; políticas de investimento nos Serviços Públicos com qualidade, no equilíbrio e coesão social entre mundo rural e urbano, entre o litoral e o interior, no ordenamento territorial que permita melhor, mais eficaz e ecológico aproveitamento do espaço disponível para a agricultura, a indústria, a floresta, as cidades; afirmar direitos contra o conservadorismo e o preconceito – como o direito à vida independente das pessoas com deficiência; direitos contra a homofobia e a transfobia, a despenalização da morte assistida; a Defesa do bem-estar animal.

O dirigente bloquista refere ainda que o programa eleitoral está a ser construído de forma participada, sendo apresentado publicamente os resultados destas audição generalizada em Julho.