Share |

Visita da Deputada Ana Drago a empresa em Guimarães

A deputada do Bloco Esquerda Ana Drago efectuou um visita seguida de reunião com a administração da empresa Manuel Marinho & Pereira Lda situada em Gandarela, concelho de Guimarães.

O objetivo desta visita foi falar com o empresário e os respetivos trabalhadores, de modo a conhecer os problemas que este tipo de empresas enfrenta nos dias de hoje. Isto devido essencialmente à falta de apoio por parte do governo No encontro foram abordados questões sobre o financiamento a que os empresários necessitam de recorrer e a dificuldade que encontram por parte da banca bem como os altos juros que esta aplica. Foi ainda abordado as dificuldades que os empresários enfrentam no pagamento do iva tendo em conta que a maioria dos pagamentos é efetuada até 60 dias, quando os fornecedores pagam a 90 ou 120. Ainda nos últimos tempos, os empresários são obrigados a pagar as dívidas às finanças das empresas a quem compram matéria, caso estas estejam em dívida para com as finanças e não diretamente ao vendedor.

De um modo geral, não são os custos com os salários que estão a dificultar as empresas mas sim a falta de apoio a mais investimentos por parte do estado e da banca na ajuda a estas empresas, bem como diminuir a burocracia que enfrentam. As pequenas empresas estão cada vez com mais dificuldades para enfrentar o futuro o que pode levar ao seu encerramento e à perda de milhares de postos de trabalho.