Share |

Wladimir Brito esteve em visita de trabalho em Pontevedra

O Bloco de Esquerda promoveu, na passada quinta-feira, uma visita à cidade galega de Pontevedra. A delegação do BE foi recebida pelo alcaide Miguel Anxo Lores, que acompanhou a visita à cidade, onde se democratizou o espaço público, devolvendo-o às pessoas, especialmente aos mais jovens e aos mais idosos.

A delegação mostrou-se fascinada com o ambiente urbano daquela cidade, onde foram abolidas as barreiras arquitetónicas e boa parte das ruas foi devolvida aos peões, permitindo a criação de várias praças e uma drástica redução da poluição e do ruído. Esta intervenção conferiu a Pontevedra o prémio Habitat, atribuído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo seu trabalho na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Outra questão que foi possível identificar é o facto de Pontevedra integrar a rede das “Cidades Amigas das crianças”, com os mais novos a tomarem parte em decisões políticas que lhes dizem respeito. Exemplo disso foi a transformação da Praça Barcelos, localizada em frente a uma escola pública, que foi praticamente resgatada ao automóvel e devolvida à população, graças ao trabalho conjunto de um grupo de arquitetos, juntamente com as crianças dessa escola.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Guimarães teve ainda a oportunidade de trocar impressões com Miguel Lores sobre o transito e estacionamento, tendo ficado a conhecer a estratégia para a retirada dos carros do centro e as soluções de estacionamento, oferecendo parques gratuitos na periferia, parques de tempo limitado à superfície e pequenos parques subterrâneos ao redo do centro.

Refira-se que a delegação do Bloco de Esquerda que se deslocou a Pontevedra integrou também os cabeças de listas às Câmaras Municipais de Braga e Vila Nova de Famalicão, Paula Nogueira e José Luís Araújo, o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Braga, António Lima, e ainda os dirigentes distritais Adelino Mota e Rui Antunes.