
A poluição do Rio Ave é um dos problemas ambientais mais graves que o concelho de Guimarães enfrenta. Apesar da constante sensibilização para o problema, as descargas acontecem sucessivamente. Desta vez, o delito acontece na Rua da Fábrica, na freguesia de Donim, Guimarães, onde a estação para drenar o saneamento está há quase duas semanas a despejar esgotos no Rio Ave, junto à Ponte de Donim.
De acordo com o noticiado pelo JN, a 20 de abril, as recentes obras, no valor de 75 mil euros, realizadas pelas Águas do Norte, não impediram que as descargas acontecessem, levando a GNR a levantar um auto de contraordenação. De acordo com a empresa, o problema está na mistura de águas pluviais com saneamento, que é da responsabilidade das câmaras municipais de Guimarães e Póvoa de Lanhoso. Em caso de chuva intensa, as águas pluviais e de saneamento ultrapassam os limites da drenagem e faz transbordar o esgoto para o rio.
Desta forma, o Bloco de Esquerda requer a intervenção urgente da CM de Guimarães e da CM de Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de levar a cabo as obras necessárias para a correta separação das águas pluviais e de saneamento da zona abrangida por aquela estação de drenagem. É imperiosa a atuação imediata por parte das entidades responsáveis de forma a impedir a continuidade daquele foco de poluição, pondo termo a este problema ambiental.
É de salientar ainda que, na sequência da investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Universidade de Friburgo, foram identificadas quatro bactérias multirresistentes no Rio Ave. Apesar das causas ainda não serem conhecidas, as bactérias podem ter sido enriquecidas por poluentes presentes no rio.
Neste sentido, o Bloco de Esquerda requereu, com caráter de urgência, a audição da equipa de investigação responsável pela identificação de bactérias multirresistentes no Rio Ave na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Uma vez que o requerimento foi hoje aprovado por unanimidade, em breve a equipa prestará mais esclarecimentos sobre esta matéria na Assembleia da República.
O Bloco de Esquerda continua empenhado em defender o ambiente e, estando em causa problemas de saúde pública, apela às entidades responsáveis por uma rápida resolução desta situação.