Share |

Bloco preocupado com mau funcionamento de ETAR, em Serzedo

A libertação de odores nauseabundos para as imediações e de águas de cor vermelha para o caudal do efluente do rio Vizela, e a existência de ruído muito intenso durante a madrugada foram as principais queixas que a comitiva do Bloco de Esquerda registou da população durante uma deslocação à ETAR de Serzedo, no concelho de Guimarães, na manhã de sábado.

Alertados pela população local para o mau funcionamento desta estação de tratamento de águas residuais, Pedro Soares, deputado eleito pelo circulo eleitora de Braga, referiu que a bancada parlamentar do Bloco fará uma exposição do caso ao Governo e solicitará à Aguas do Norte mais esclarecimentos sobre esta matéria. No mesmo sentido, o Bloco pedirá à APA – Agência Portuguesa do Ambiente mais informações sobre a legalidade das descargas no Rio Vizela.

Para Pedro Soares, “uma das soluções passa pela cobertura da bacia onde é feito o tratamento das águas residuais”. Em relação ao ruído produzido pelo compressor de injeção de oxigénio na bacia de tratamento, “a solução passa pela substituição do equipamento pela Águas do Norte”, destacou o deputado.