Share |

BE prepara Autárquicas'17 em Fórum de Ideias

“O Bloco vai com a determinação muito grande de que as autárquicas de 2017 não são para cumprir calendário”, indicou Pedro Soares durante no fórum de ideias para preparar as autárquicas de 2017 que decorreu ontem, em Guimarães. A coordenadora distrital do partido prepara-se para “contribuir para um debate muito profundo sobre o que deve ser a política autárquica e local”, frisou o deputado. Pedro Soares elege as questões ambientais como temática central na discussão política das autárquicas de 2017. “O bloco tem de ter muito mais ambição política, afirmar que o país precisa de uma nova visão, por isso queremos a abertura de um novo ciclo político com pressupostos da sustentabilidade ambiental”, destacou Pedro Soares.

Para o deputado bloquista, as autárquicas de 2017 vão decorrer num momento bastante especial, numa altura em que nos países europeus demonstram uma viragem à direita. Em Portugal, apesar de termos um governo de esquerda com o apoio dos partidos de esquerda, foi possível executar o primeiro orçamento e está à beira de aprovar a segunda proposta. Apesar das divergências, se o bloco e o PCP não se tivessem disponibilizado para apoiar o governo socialista para suster a austeridade, continuávamos a ter uma política de direita.

Em Guimarães, o bloco pretende ser ainda mais interventivo e mais ativo. Joaquim Teixeira pretende que o partido apresente o maior número de candidatos no concelho nas freguesias destacando que os bloquistas estão abertos a apresentação de candidaturas de cidadãos independentes. Ambiente, ação social, transportes urbanos com tarifas mais baixas e a retirada de trânsito no centro histórico são propostas que fazem parte da visão do bloco de Guimarães para a cidade. "Há uma resistência da Câmara em aceitar as nossas propostas, mas verificamos ao longo do tempo que algumas das medidas que propomos vão sendo aplicadas", indicou Joaquim Teixeira. Credibilizar a política e combater a abstenção eleitoral são dois dos principais pontos que a coordenadora do  Bloco de Esquerda de Guimarães elege como prioridade para as próximas eleições autárquicas, frisou Sérgio Cunha. O bloquista defendeu mais iniciativa de exercício de cidadania.