
A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda á freguesia de Caldelas defende que o próximo executivo deve promover políticas de apoio à infância e juventude, nomeadamente, nas áreas da educação, desporto e lazer.
No entender do BE Taipas, a freguesia fica muito aquém do que seria esperado para uma freguesia com tantas crianças e jovens, como é possível constatar pela falta de infraestruturas para a prática desportiva. Apesar do investimento milionário da Câmara Municipal de Guimarães na construção do polidesportivo no Parque de Lazer, a empresa municipal Taipas Termal exige o pagamento a todas as crianças e jovens que o queiram utilizar.
Para o BE, é necessário que o próximo executivo garanta a gratuitidade no acesso aquele equipamento, já pago por todos os vimaranenses. Caso a Câmara Municipal e a Taipas Termal insistam na lógica liberal de utilizador-pagador, o Bloco de Esquerda compromete-se na construção de um polidesportivo informal, para que as crianças e jovens possam beneficiar de um espaço para a prática desportiva gratuita, promovendo assim o desenvolvimento ativo e saudável das crianças da freguesia.
O Bloco de Esquerda defende também que, considerando que os parques infantis existentes não estão adaptados a crianças com deficiência, a remodelação de todos estes espaços, para que todas as crianças, mesmo com dificuldades motoras, possam usufruir do espaço público e brincar em conjunto com outras crianças.
Para o Bloco de Esquerda é importante ainda que as escolas assumam o papel fundamental no apoio a crianças desprotegidas, através da disponibilização do pequeno almoço gratuito nas escolas de competência municipal e da promoção de programas para a cidadania, de forma a sensibilizar a comunidade escolar para os temas de igualdade e democracia.
O Bloco de Esquerda realça que uma freguesia amiga das crianças é uma freguesia amiga do futuro de todos e que deve ser a Junta de Freguesia a garantir o respeito pela dignidade e pelos direitos das crianças, como o direito a brincar e à educação.
No próximo domingo, está no voto dos taipenses a escolha para o futuro da freguesia. O voto no Bloco de Esquerda é um voto para a construção de uma junta que promova o desenvolvimento humano e a equidade social, valorizando a importância da proteção dos mais frágeis, como as crianças e jovens.