Share |

BE reúne com Agrupamento das Escolas das Taipas

A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda reuniu, na manhã desta segunda-feira, com a direção do Agrupamento das Escolas das Taipas, com o objetivo de analisar o arranque deste novo Ano Letivo Escolar. O encontro decorreu na sede da Junta de Freguesia de Sande S. Martinho, uma vez que decorrem as obras de construção da nova escola básica em Caldelas.

A comitiva do Bloco de Esquerda, composta por Wladimir Brito, candidato à Câmara Municipal, Sónia Ribeiro, Assembleia Municipal, e Rui Antunes, candidato à Assembleia de Freguesia de Caldelas, pretendia perceber de que forma o município poderia contribuir para o melhoramento das condições de estudo daquelas crianças e jovens, bem como apresentar algumas propostas do Bloco de Esquerda nesta área.

Wladimir Brito destacou a importância do município contribuir para a melhoria das condições de estudo das crianças e jovens, afirmando que “a construção da nova escola resolve os problemas do edificado, mas é preciso ir mais longe, nomeadamente nos transportes e na alimentação.

Para o candidato à Câmara Municipal do BE, “é necessário assegurar o transporte em segurança para todas as crianças e jovens do concelho entre a sua casa e a escola”, propondo “uma rede de transportes escolares exclusivos, com horários ajustados aos tempos letivos e um serviço articulado em conjunto com os Agrupamentos e as Juntas de Freguesia”.

Wladimir Brito criticou a fraca qualidade das refeições nas escolas, referindo que “a boa alimentação, equilibrada e bem confecionada, contribui significativamente para o desempenho escolar dos estudantes”. Por isso, o candidato do BE afirma que “a contratação de empresas de catering, cuja única preocupação é o lucro, não se coaduna com os objetivos da comunidade”, defendendo “a confeção das refeições nas cantinas de cada escola ou, para potenciar as economias de escalas, por grupos de escolas”.

No encontro com o Diretor do Agrupamento, Professor Mário Rodrigues, foi possível perceber ainda que, apesar dos constrangimentos que a distribuição dos estudantes pelas Escola Secundária das Taipas (5º e 6º anos), Escola Básica de Agrolongo S. Lourenço (7º e 8º anos) e Escola Básica de Igreja (9º anos) implica, o inicio do ano letivo está a decorrer com a normalidade possível.