Bloco reuniu com a Associação Convívio

Os candidatos do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal Luís Lisboa e Sónia Ribeiro reuniram esta segunda-feira, 26 de julho, com a direção da associação Convívio.

No encontro foi abordada a necessidade urgente de regresso dos espetáculos culturais, por uma questão de sobrevivência dos artistas e técnicos, bem como para garantir este bem essencial às pessoas. Luís Lisboa referiu que Cultura não só é segura, como é essencial para a nossa identidade e para a forma como nos humanizamos e socializamos.

Em cima da mesa esteve também a pressão imobiliária que está a ser exercida na situação contratual da sede do Convívio. A associação encontra-se neste local há mais de 4 décadas, mas foram contactados a 8 de Agosto de 2018 pelo senhorio a perguntar se queriam exercer o direito de preferência sobre a sede. Em muito pouco tempo conseguiram reunir o montante necessário para exercer o direito de preferência, mas como a associação não ocupa todo o edifício, não pode exercer esse direito.

Entretanto o edifício foi vendido a um conhecido empresário local, dono de um Hostel contíguo ao edifício onde se encontra o Convívio. A situação, apesar de profundamente lamentável e lesiva dos interesses culturais e recreativos da cidade, é legal. Portanto, de um momento para o outro o convívio passou a ter um contrato a termo, por 10 anos. Já passaram 3 e daqui por 7 anos o contrato pode ser denunciado.

O Bloco de Esquerda lamenta que toda a zona história esteja a saque dos grandes interesses imobiliários para tornar toda a zona em turismo e alojamento local. Para isso, propõe limitar a utilidade dos prédios do centro histórico, para combater a gentrificação e para que o centro da cidade possa ser habitado e usufruído pelos vimaranenses.

A associação Convívio é uma das 38 associações com relevância história da cidade de Guimarães, como também o berço de muitas das principais ideias culturais da cidade. A associação completa 60 anos no próximo mês de outubro e, ao longo da sua história, organizou a Marcha Gualteriana, festival Encontros da Primavera e esteve na origem do Guimarães Jazz. Atualmente, organiza o Convívios à Varanda, Verão é Jazz, Suave Fest, entre muitas outras iniciativas.