Share |

BE reúne com a JF de Airão St.Maria, Airão S.João e Vermil para analisar o estado da rede de saneamento

A Comissão Coordenadora Concelhia de Guimarães do Bloco de Esquerda reuniu, na passada sexta-feira, com a presidência da União das Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil, a fim de perceber o estado da rede de água e saneamento daquele território.

Esta reunião surge após este assunto ter sido levado há à Assembleia Municipal por uma cidadã que vê privado o acesso à rede pública de água e saneamento na sua habitação e, pelas informações que o Bloco de Esquerda dispõe, ainda não ter sido resolvido, tendo já passado alguns meses.

O Bloco de Esquerda continua empenhado nas questões ambientais e vê com muita preocupação as declarações do Presidente da JF, António Araújo, onde confirma que apenas 80% do território da União de Freguesias é que está contemplada pela ligação à rede pública de saneamento.

O BE lamenta ainda que não haja preocupação na igualdade no acesso aos serviços públicos no concelho. Verifica-se, hoje, que a maioria dos munícipes tem efetivamente acesso à rede de saneamento. No entanto, o esquecimento dos territórios periféricos continua a discriminar vários vimaranenses. O Bloco de Esquerda entende que todos e todas as habitantes do concelho de Guimarães devem ser tratados de igual forma, tendo acesso aos mesmos serviços, principalmente quando falamos dos mais básicos, como água e saneamento.  

Para o Bloco de Esquerda é imperioso que, para um concelho que pretende ser amigo do ambiente, a rede de saneamento seja uma prioridade nas politicas públicas, principalmente quando a empresa municipal responsável pela área, a Vimágua, apresente um resultado liquido acumulado nos últimos dois anos de quase 2M€. Neste sentido, o BE pretende que o Município de Guimarães apresente um plano detalhado de reforço da rede pública de água e saneamento para todas as freguesias onde a rede não chega.