
O Núcleo da Zona de Pevidém do Bloco de Esquerda, no seguimento das propostas que tem apresentado, promove no próximo dia 21, sábado, pelas 11:30 horas, uma visita ao Parque de Lazer do Selho (Pevidém) para sensibilização da comunidade e das entidades responsáveis para o grave problema ambiental que o Rio Selho continua a enfrentar.
A Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se recentemente com um Plano de Ação para a despoluição do Rio Ave. Não se conhecem ainda quais os elementos concretos desse Plano, mas o Bloco de Esquerda alerta, desde já, que o objetivo da despoluição do Rio Ave só será possível se toda a bacia hidrográfica for incluída, nomeadamente o Rio Selho.
Apesar de todas as medidas que têm sido anunciadas ao longo das últimas duas décadas para despoluir a bacia hidrográfica do Ave e de todos os investimentos realizados para dotar a região de infraestruturas de drenagem e tratamento dos efluentes industriais e urbanos, nomeadamente o SIDVA (Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave), atualmente sob gestão da Águas do Noroeste, acontece que os níveis de poluição da bacia do Ave continuam a ser preocupantes e têm graves consequências para o ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida das populações.
A despoluição do Rio Selho, em toda a sua extensão, é fundamental para a qualidade ambiental deste território intensamente povoada e para implementar as valências que o Parque merece e que contribuirão para o desenvolvimento desta área.
Por todo o curso principal do Rio Selho são inúmeras as descargas clandestinas de efluentes domésticos e industriais sem tratamento prévio, sendo clara a degradação e a poluição após a passagem junto do perímetro urbano de Guimarães.
As consequências para todo o sistema ecológico do rio e para o aproveitamento das potencialidades de desenvolvimento para a zona, nomeadamente do Parque de Lazer, são graves e exigem a sensibilização da população e a atuação das entidades responsáveis, desde as autarquias até aos organismos da administração central. Este é o objetivo da visita do Bloco de Esquerda que servirá, igualmente, para uma iniciativa parlamentar relacionada com esta matéria.
Pelas 14.00h, o Bloco de Esquerda reúne com o Presidente da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge para análise da situação ambiental do Rio Selho e do seu Parque.