
Já lá vão alguns anos que a Câmara Municipal de Guimarães colocou um placar na via, com um projeto para a construção de um desvio a ligar a Rua Central que vem de Pevidém em direção a Guimarães à circular urbana. Assim, seria feito um troço de estrada que ligaria a rotunda de Mouril à via rápida, de modo a evitar o trânsito que todas as manhãs e finais de dia se verificam nesta estrada.
Ao contrário disso, a câmara decidiu acrescentar uma via ao sentido contrário na requalificação da estrada EN310, favorecendo as superfícies comerciais, em vez de resolver o trânsito da estrada 310 que tanto prejuízo dá a quem tem que utilizar esta via todos os dias.
Na requalificação desta estrada, foram gastos mais de 800.000 euros, mas apenas resultou em mais trânsito acumulado nas horas de ponta, em vez de melhorar o acesso à cidade de Guimarães. O projeto, colocado noutros tempos, já foi retirado do sítio e a proposta do desvio esquecida por todos, menos pelo Bloco de Esquerda, que várias vezes tem reclamado esta obra junto da Camara Municipal, continuando a Câmara a dizer que o projeto está em estudo.
O Bloco de Esquerda defende que é uma necessidade urgente arrancar com esta obra, devido às filas de trânsito que se verificam todos os dias de manhã e à noite, causando um atraso e prejuízo a quem não tem outra alternativa para chegar a tempo ao local de trabalho.
No passado dia 7 de Janeiro, os elementos da coordenadora do Bloco de Esquerda da Concelhia de Guimarães mais alguns dos seus aderentes, procederam à distribuição de panfletos alertando a necessidade da construção uma nova via de acesso à cidade de Guimarães. Ainda se procedeu à colocação de um cartaz de modo alertar todo o tráfego de veículos que todos os dias enfrentam o trânsito que se verifica às horas de ponta para a necessidade uma nova via. Esta via já deveria ter sido construída à dois anos atrás, a quando da requalificação da EN310, onde o presidente da câmara, António Magalhães afirmou que “ a oba só fica completa com o ramal de acesso à variante de Creixomil”. Até agora os condutores continuam à espera.
O Bloco de Esquerda que sempre defendeu acessibilidades que facilitem a circulação, continuará a lutar para que a Camara Municipal faça a ligação desta estrada à circular urbana há muito tempo prometida, apelando aos automobilistas os principais prejudicados desta situação que nos apoiem nesta luta.
Em anexo segue o panfleto distribuído aos condutores.
Anexo | Tamanho |
---|---|
comunicado_transito.pdf | 196.76 KB |