
Joaquim Teixeira, deputado da Assembleia Municipal de Guimarães, visitou o Centro Hospitalar do Alto Ave, no sentido de se inteirar da situação, face a notícias que tem vindo a lume, nos vários órgãos de comunicação social.
Com a disponibilidade e na companhia do Senhor Presidente da Administração, verificamos a fase de conclusão do acesso exclusivo, para ambulâncias, cuja necessidade já tinha sido apontada, pelo Bloco de Esquerda, há alguns anos.
Começamos pela urgência, cuja na sala de espera, se encontrava quase vazia. No interior e logo na primeira sala, não havia mais espaço para macas com doentes, e o corredor apinhado de pessoas.
Na conversa que se seguiu, fomos informados que, o tempo médio de atendimento, nas urgências, era de cerca de duas horas, considerado normal, tendo em conta a época do ano.
Contactamos vários funcionários, médicos, enfermeiros, auxiliares de Acão médica e, de todas as preocupações, a maior é a drástica redução e consequente sobrecarga, de efetivos.
O Bloco de Esquerda, reconhecendo o esforço, muitas vezes sobre-humano, de todos os que trabalham no CHAA, não deixa de lamentar mais esta demonstração de frieza, nos cortes ao Serviço Nacional de Saúde, levada a cabo pela política do governo PSD/CDS.